Os representantes da Prefeitura de Forquilhinha, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Forquilhinha (ACIF), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e empresários se reuniram nesta segunda-feira, 20, para discutir alternativas para amenizar a crise. A pandemia de coronavírus covid-19 trouxe sérios prejuízos à saúde e também no movimento econômico.
Redução de salário do prefeito, vice e comissionados
A arrecadação com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) caiu 60% em Forquilhinha. O prefeito pontuou algumas ações encaminhadas pelo Governo Municipal. “Enviamos para a Câmara a proposta de redução dos salários do prefeito, vice e comissionados de até 30%. Prorrogamos o vencimento dos alvarás. O IPTU, que geralmente era para acertar em abril, ficou para maio. E reduzimos o valor gasto com os prestadores de serviços”, disse o Dimas Kammer.
Valorização do comércio local
Uma campanha de valorização ao comércio local foi realizada pela CDL para incentivar o consumo dentro da cidade de Forquilhinha. “Ficamos 25 dias de portas fechadas e que resultaram em muitos prejuízos às famílias. Mesmo com o retorno das atividades, ainda haverá tempo até a comunidade restabelecer o poder de compra”, relata o presidente da CDL, Danny Cesar Warmling. O próximo passo é sensibilizar o Governo do Estado para liberar as academias e restaurantes.
Prorrogação das atividades do DEL
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) será prorrogado. “Conseguimos essa garantia da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) sem ônus ao município. Além do planejamento para 20 anos, o programa passa a ajudar com ações para esse ano e o próximo, pois tudo está mudando rapidamente”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Arns Filho (kau).
Suporte na busca por financiamentos
A aprovação da linha de crédito do Badesc para o financiamento de capital de giro das micro e pequenas empresas a juros baixos se transformou em frustração entre os empresários de Forquilhinha. O valor disponibilizado ao estado já foi esgotado antes de chegar ao município, e há um impasse entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado para liberar mais. “Vamos solicitar aos representantes do Badesc uma reunião de suporte”, declara o prefeito.
Preocupação com a saúde
Com a retomada gradual das atividades, a preocupação de todos é com a higienização dos locais e os cuidados para evitar o contágio por coronavírus. O município de Forquilhinha vai regulamentar a portaria do Governo do Estado, que obrigou o uso de máscaras nos ambientes públicos e privados, e aumentar a fiscalização onde há aglomerações de pessoas a exemplo dos bancos, cartórios e lotéricas.