A Frente Nacional de Prefeitos está articulando a compra de vacinas contra a Covid-19 e insumos para tratamento de pacientes clínicos e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em Santa Catarina, as tratativas correm paralelamente a ação organizada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que visa comprar milhões de doses da Sputnik V.
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), participou de ambas as ações e acompanhou a assembleia de constituição do consórcio. “São mais de 2 mil municípios que aderiram a esse consórcio, que foi criado oficialmente ontem. Na semana que vem será eleita a diretoria e, paralelamente, já tem toda uma equipe técnica negociando e conversando com laboratórios e farmacêuticas na busca de vacinas”, disse Joares.
Apesar das tratativas paralelas, ainda não há uma previsão de quando os municípios poderão receber novas doses de vacinas contra a Covid-19. A busca mundial pelo imunizante dificulta ainda mais a sua aquisição em níveis estaduais e municipais.
O mundo inteiro está correndo atrás disso. Alguns países se anteciparam e há sete ou oito meses tomaram essa decisão, já estando prestes a imunizar toda a população. Nos Estados Unidos, 4 de julho é a data para imunizar o último americano. Quem não fez isso no tempo certo tem que correr atrás de todas as propostas possíveis, como o Brasil está fazendo”, pontuou o prefeito.
Por parte da Fecam, um documento com aprovação de todos os prefeitos já foi encaminhado à Rússia com a intenção de compra das vacinas Sputnik V. Os prefeitos agora aguardam o retorno e a previsão de preço e data para possível aquisição.