Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fundação Cultural realiza primeiro Criciúma City Tour com Colegiado de Turismo

Passeio reuniu representantes de setores da hotelaria, gastronomia, agências de turismo, entre outros

Por Redação Criciúma, SC, 03/03/2023 - 20:34
Foto: Divulgação/ Decom
Foto: Divulgação/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Visando estimular o turismo local, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) realizou o primeiro Criciúma City Tour. A iniciativa teve como objetivo apresentar e detalhar os equipamentos turísticos da cidade para aproximadamente 20 representantes e empreendedores de setores da gastronomia, hotelaria, agências de turismo, entre outros.

O passeio iniciou no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Parque das Nações Cincinato Naspolini. No local, o Colegiado de Turismo assistiu a vídeos que contam um pouco da história de Criciúma, assim como o atual contexto de desenvolvimento do município. No CAT, o turista tem acesso a um leque variado de informações sobre a cidade, podendo ler, em grandes painéis com fotos, sobre os principais pontos turísticos, além de acessar a localização de cada um deles por meio de QR Code.

"A ideia é reunir a maior parte do 'trade' de turismo de Criciúma, desde agentes de viagens, poder público, instituições de ensino, entre outros. Trazendo essas pessoas 'in loco', as deixamos à parte dos detalhes de cada equipamento, para que propaguem os atrativos para outras pessoas. Além disso, por meio dessas visitas, podemos discutir o que melhorar no turismo local", explica o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Joster Favero.

"O colegiado possui aproximadamente 60 membros. Fazemos reuniões mensais para a construção do Plano Municipal de Turismo, sempre ouvindo os agentes envolvidos" conta o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad.

Após a recepção no CAT, o colegiado foi até o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, onde visitaram a atafona, um casarão rústico de madeira. Nele os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre as origens da cidade e apreciar a roda d'água, utilizada pelas primeiras famílias colonizadoras de Criciúma para moer grãos.

"Trata-se da maior cidade do Sul do Estado, que pode oferecer não somente turismo de negócios, mas também um resgate histórico e cultural das etnias locais. Conhecendo bem os pontos turísticos da cidade, o agente de viagem tem mais facilidade em montar roteiros e trazer visitantes", ressalta a professora e guia de turismo Ana Cláudia Reis. "Melhor do que o município vender a cidade é os próprios moradores e empreendedores saberem vendê-la", complementa a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Jaqueline Backes.

A próxima parada foi a Mina de Visitação Octávio Fontana, única mina de carvão aberta para visitação na América Latina. A atração mantém viva a memória e a história do desenvolvimento econômico da Capital do Carvão, e pode ser aproveitada em um passeio de locomotiva.

O tour teve fim no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel. A mais nova atração turística do município é, também, voltada para o fomento da educação e da curiosidade. Os visitantes experienciaram o planetário digital e conheceram outros atrativos, como o relógio solar e uma exposição de rochas na Central de Informações do local.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito