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Gamificação como ferramenta em aulas virtuais

Professor do curso de psicologia da Esucri utiliza a plataforma Classcraft como forma de metodologia ativa

Por Redação Criciúma, SC, 15/05/2020 - 21:29
Foto: Divulgação
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Desde a suspensão das aulas presenciais, professores de ensino superior vêm procurando alternativas para tornar o conteúdo online mais lúdico e interessante. O professor do curso de Psicologia das Faculdades Esucri Paulo de Tarso viu em uma metodologia ativa a forma ideal de ensinar os conceitos da Psicologia Analítica aos estudantes da oitava fase da graduação, que optaram por essa abordagem no Estágio Clínico.

Desenvolvido por professores americanos, o Classcraft é uma ferramenta online de gamificação também destinada a estudantes de ensino médio. O educador monta a 'quest' (aula) com as atividades a serem realizadas com recompensas de acordo com o tema estudado. 

"O aluno cria seu 'avatar' e inicia a 'quest'. Na medida que vai progredindo, respondendo a perguntas ou realizando as provas, por exemplo, ganha pontos de experiência e assim pode melhorar a armadura do personagem. Conforme o avanço outras recompensas serão desbloqueadas, assim como em um jogo comum", complementou o professor.

Cada etapa faz com que os estudantes se socializem mais e trabalhem juntos para ganhar o jogo. "Estamos sempre buscando novidades para os alunos da Esucri. Acompanho todo o desenvolvimento na plataforma. Enquanto estão jogando (assistindo à aula) estou disponível para os questionamentos dos alunos, e é possível acompanhar todo desenvolvimento do processo de aprendizagem deles", explicou Tarso.

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