O golpe do WhatsApp clonado, que somente em janeiro deste ano já fez mais de 150 vítimas em Santa Catarina, chegou em Forquilhinha. Na manhã desta segunda-feira, 13, Anderson Oliveira de Almeida teve o seu aplicativo clonado e acabou sendo prejudicado pelos golpistas.
Segundo a mãe de Anderson, Ana Maria de Oliveira, seu filho havia feito um anuncio na OLX, quando recebeu uma ligação de “confirmação” de usuário. “Ele recebeu uma ligação pedindo um código para ver se era ele mesmo e, enquanto estava na ligação, o código chegou no celular. Ele falou que era ele sim e passou o código para a outra pessoa”, destacou Ana.
Com isso, o WhatsApp de Anderson parou de funcionar na mesma hora e seus contatos próximos começaram a receber ligações pedindo por depósitos em conta. Sua tia, que também recebeu a mensagem, acabou caindo no golpe. “Minha irmã estava trabalhando e ia entrar em uma reunião, ficou preocupada com ele e fez uma transferência de R$ 500”, comentou Ana.
Em mensagem há um dos contatos de Anderson, os aplicadores do golpe insistiam na transferência do dinheiro, informando a agência, conta e até mesmo o número do CPF para depósito. Ana afirma que fingiu estar conversando com o seu filho, sabendo que o seu WhatsApp havia sido clonado, e ficou de “transferir” o dinheiro.
A família registrou um Boletim de Ocorrência Online e Anderson já bloqueou o chip da TIM, mas não conseguiu bloquear o WhatsApp. “Os golpistas continuam online”, destacou Ana.