Depois de semanas mergulhado no conhecimento da máquina administrativa de Santa Catarina, o governador eleito Carlos Moisés da Silva anuncia, a partir das 14h, os primeiros nomes do seu secretariado. É aguardada, também, a apresentação da reforma, com a recomposição da estrutura e modificações envolvendo a distribuição das tarefas entre as diferentes pastas. A Rádio Som Maior transmite ao vivo diretor de Florianópolis com Adelor Lessa.
Governador Carlos Moisés anuncia secretários e reforma (VÍDEO)
Direto da Capital, os anúncios de nomes que vão compor o primeiro escalão e as mudanças na estrutura administrativa do Estado
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo
Detalhes da transmissão:
Mais detalhes no Ponto Final, a partir das 18h, na Rádio Som Maior, com Adelor Lessa direto de Florianópolis.
Governador encerra a sua participação e vai se retirar.
Governador diz que tem uma agenda na Secretaria de Defesa Civil. Vai fazer uma visita e deixará a equipe de transição à disposição para responder dúvidas.
"Chegamos à administração sem amarras, podendo tomar medidas às vezes duras. Os secretários sabem que o momento é de tomar essas decisões para que Santa Catarina se torne cada vez mais um estado melhor, mais célere, que faça mais com menos".
Carlos Moisés anuncia então a permanência de dois secretários do governo Eduardo Moreira para 2019: Leandro Lima e Paulo Eli.
"Para essa pasta vamos reconduzir o Leandro Lima, atual secretário de Justiça e Cidadania. Um servidor de carreira, da carreira de agentes prisionais, assim como toda a equipe, a maioria do staff são de carreira".
"O quarto nome, Secretaria de Adminsitração Prisional e Sócioeducativa. Era a Secretaria de Justiça e Cidadania. Tiramos o Procon dela, que ficava perdido nessa pasta. Resolvemos manter o sistema socioeducativo com ela".
"Outro nome que a gente escolheu, Secretaria de Administração, Jorge Eduardo Tasca. Doutor, coronel da PM, um gestor formado em Administração, Gestão estratégica. É um profissional que tem demonstrado dentro da própria PM, melhorando os números da PM, entrega sua capacidade de trabalho para SC".
"Precisamos investir em inteligência para conectar as ações da Saúde. Quando a gente controla e economiza pode entregar mais saúde aos catarinenses", aponta o governador.
"O coronel Helton vem para essa pasta para estabelecer controle, interligar a saúde às demais pastas para que a gente possa enxergar a saúde como um todo", emenda o governador Moisés.
Médico Elton Zeferino é o secretário de Saúde a partir de janeiro.
"Um segundo nome que a gente pode apresentar é o Elton Zeferino, médico, coronel do Corpo de Bombeiros, é o secretário de Saúde. Da minha mais alta confiança". "É qualificado, com pós graduação em gestão pública e que atua na área da Saúde no Corpo de Bombeiros".
"Paulo Eli é servidor de carreira, o que também foi um compromisso de campanha do Comandante Moisés, valorizar o servidor de carreira".
"Ele prestou um excelente trabalho nos últimos dez meses. Por isso, pretendemos reconduzir Paulo Eli à secretaria", diz Moisés. Paulo Eli segue secretário da Fazenda do Estado.
Fazenda, Sistema Prisional, Saúde e Administração, secretários que ele anuncia agora.
Vai anunciar quatro secretários agora. "Não significa que só temos esses quatro", explica.
Governador anuncia, então, que não haverá um secretário de Segurança Pública, mas sim um Conselho entre os segmentos do setor.
"Não só por ser egresso da Segurança Pública, mas também por ser uma das mudanças mais importantes. As demais pastas continuarão com secretários como os senhores já conhecem".
"A gente sabe que existem dificuldades para integrar as polícias para atendimento de chamadas", diz o governador. "Os sistemas tem que conversar. É uma dificuldade que detectamos e para que isso aconteça, esse grupo permanente que vai discutir segurança, com ausência de secretário externo à pasta, vão conversar entre eles, e terão uma missão, de integração real. Não é uma integração de fachada".
Sobre a Segurança Pública: "Para dar mais valorização a cada pasta, IGP, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e PM, criamos um conselho permanente de Segurança no qual cada integrante desses órgãos citados fosse alçado à condição de presidente do Conselho, um a cada ano, para coordenar as ações para integração dessas pastas, um grande desafio em Santa Catarina".
Estão extintas as secretarias regionais.
Serão dez secretarias, anuncia o governador. As secretarias Fazenda, Administração, Desenvolvimento Econômico Sustentáve, Administração Prisional, Educação, Agricultura e Pesca, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Mobilidade e Desenvolvimento Social.
Governador faz primeiros comentários sobre corte de gastos.
Governador reforça uma das metas, diminuir o número de cargos no governo estadual.
Está começando. Carlos Moisés forma mesa com integrantes do processo de transição. Cita a presença de deputados também.
Conforme o jornalista Adelor Lessa, nenhum nome do sul deverá ser anunciado hoje como parte do primeiro escalão do governo Carlos Moisés.
Expectativa de que sejam anunciados hoje os secretários de Saúde, Infraestrutura, Administração e do Sistema Prisional, que sucederá a Secretaria de Justiça e Cidadania.
Assim o governador anunciou, em suas redes sociais, a live na qual prestará informações daqui a pouco.
A Secretaria de Comunicação será uma diretoria da Casa Civil. As secretarias devem ser diminuídas de 15 para 11.
Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico deverão se fundir, sendo incorporadas às secretarias de Administração e Fazenda.
Outra novidade deve ser a criação da Controladoria Geral do Estado.
Será anunciada oficialmente a extinção de todas as secretarias regionais e fusão de algumas estruturas, como Deter e Deinfra.
De cinco a seis secretários devem ser anunciados hoje pelo governador eleito.
O Blog Adelor Lessa traz hoje alguns detalhes sobre o que deve ser anunciado pelo governador.
Boa tarde! Em instantes, o governador Carlos Moisés da Silva fará anúncios envolvendo o seu governo que começa em 1º de janeiro.