Após contato nesta sexta-feira, 3, com o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), coordenador da Frente Parlamentar das Universidades na Assembleia Legislativa, confirmou que está mantido o calendário de execução do UNIEDU 2020. A decisão foi tomada pelo Governador Carlos Moisés.
Na quinta-feira, 2, havia sido anunciada a suspensão temporária em virtude da pandemia do coronavírus e da queda na arrecadação do Estado. Com a determinação do Governador, a Secretaria de Estado da Educação dará continuidade às ações de seleção e concessão das bolsas.
Depois de atender mais de 25 mil alunos em 2019, o programa de bolsas dos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual tem previsto para este ano investimento de R$ 206 milhões com capacidade de atender cerca de 30 mil alunos. Do total, 90% dos recursos vão para as universidades comunitárias que compõem o Sistema Acafe, e 10% para as universidades privadas.
“Se ontem nós demonstramos preocupação, hoje comemoramos essa decisão do Governador e do Secretário de Educação, que mais uma vez, com sensibilidade, colocam a educação como peça fundamental para o desenvolvimento do Estado. A manutenção das Bolsas dos Artigos 170 e 171 traz alívio aos alunos, e tranquilidade às universidades neste momento difícil”, comemora Minotto.
Em entrevista ao Programa Adelor Lessa da rádio Som Maior nesta sexta-feira, 3, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, lamentou a forma como a decisão havia sido tomada pelo Governo Estadual. "Fomos surpreendidos porque não houve um diálogo prévio conosco. Claro que é possível entender, todos nós estamos passando por ajustes, agora, suspender 100% das bolsas é impactante", comentou a reitora.
De acordo com Ceretta, quando receberam a informação, os reitores das universidades comunitárias do estado se reuniram para discutir a situação.