Localizada na Serra Gaúcha, Gramado se tornou referência em turismo. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, o prefeito do município, João Alfredo Bertolucci, revelou como trabalha para administrar o local que possui pouco mais de 35 mil habitantes e que recebe em média 49 mil visitantes por dia durante o Natal Luz.
“Gramado deixou de ser um turismo sazonal. Antigamente a gente falava dos veranistas, que não gostavam do litoral e vinham para Gramado. No inverno temos a atração da neve, é um perfil mais preparado para o frio. Mas, sem dúvida, a atração que mais reúne visitantes é o Natal Luz, esse ano com 81 dias”, afirmou.
De acordo com o prefeito, os principais eventos de Gramado são organizados pela Secretaria de Turismo ou por meio da Gramadotur (Autarquia de Turismo e Cultura). Entre privados e públicos, são mais de 400 eventos por ano. “Esses dias eu fui surpreendido por um evento de 1.500 pessoas que a prefeitura nem foi avisada”, contou.
A cidade possui 16 mil leitos oficiais e receberá nesta temporada 2,3 milhões de visitantes. O turismo é tão forte que é responsável por 86% da economia local. “Mesmo sendo muito visitado, é preciso não perder o encanto. Não tivemos evento em julho. Segundo os pedágios, mais de 500 mil automóveis vieram para Gramado. Temos que ter cuidado, porque o turista que é mal atendido não volta”, destacou.
Confira a entrevista na íntegra: