Os 22 municípios integrantes da Associação da Grande Florianópolis entraram em um consenso e publicaram um decreto unificado que extende as restrições já impostas pelo Estado. As medidas foram adotadas para a redução da taxa de trasmissão do coronavírus. Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o momento epidemiológico em que a região vive pede por maiores ações.
A principal medida é a extensão das restrições que o Estado fez nos finais de semana, para os dias úteis. A partir das 18h até às 06h fica proibido o funcionamento de qualquer atividade não essencial. Além disso aulas presenciais foram suspensas e o serviço público não essencial deve ser realizado na modalidade home office. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas.
O projeto vinha sendo discutido pelos 22 prefeitos há algum tempo, mas foi somente agora que o grupo entrou em consenso."Buscamos tecnicamente uma alternativa intermediária que diminuísse a circulação de pessoas e que permitisse que grande parte do setor econômico ainda continuar funcionando com os protocolos sanitários necessários", disse Loureiro. As medidas restritivas tem o prazo de validade até o dia 23 de março.
A ação chama a atenção pela possibilidade de refletir nas medidas do Governo Estadual. Questionado sobre essa possibilidade, Gean fala que cada região tem suas características únicas e que é complicado o Governo agir com medidas mais restritivas mais abrangentes.