Uma audiência telepresencial de conciliação com os mineiros foi marcada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, para esta sexta-feira, 4, às 14h. A medida visa convencer os funcionários a não entrarem em greve na próxima semana. Conforme o presidente da Federação dos Mineiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Fetiec), Geonir dos Santos (Foquinha), a decisão só pode ser mudada na Assembleia do próximo dia 5, caso haja novas propostas das mineradoras.
Em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta quinta-feira, 02, Geonir dos Santos alegou que a reivindicação de mudanças vem sendo feito desde o dia 8 de setembro de 2021, entre elas: o vale leite aos funcionários mesmo quando estão afastados do trabalho, assistência médica pelo período que o trabalhador necessita e não apenas os 90 dias que são proporcionados e a uniformização do salário dos mineiros que muda de uma empresa para a outra, mesmo com as mesmas funções.
Leia também - Mineiros devem entrar em greve na próxima segunda-feira
Na pauta pelas reivindicações, os mineiros estão sendo representados por um advogado da própria (Fetiec) e ainda não houve uma conversa direta com a gestão das empresas. “Estamos negociando com alguém que não sabe o que é a atividade do carvão. Se não tivermos uma proposta na Assembleia, vamos definir como vai ser essa paralisação, se vai ser por empresa ou todos juntos”, disse Foquinha.
Ouça a entrevista completa abaixo: