O 4oito possui diversos grupos de Whatsapp que levam as principais notícias postadas no decorrer do dia aos leitores. Mas, infelizmente, pessoas mal-intencionadas, estão tentando usá-los para aplicar golpes.
Foi o que aconteceu com o aposentado, José Uliano, de Criciúma. Ele conta que, ao clicar em uma das reportagens, um código foi solicitado. “Cliquei no link, abriu a notícia e embaixo veio o mesmo slogan do 4oito e perguntando se desejaria trocar de grupo e a pergunta sim ou não. Fiquei na dúvida se era o 4oito mesmo pedindo e coloquei sim. Na mesma hora disse que eu teria que ir na mensagem repassar o código. Fui na mensagem e estava o código e uma advertência do Whatsapp que não podia passar o código para outro, fiquei na dúvida novamente se era o 4oito ou o Whatsapp me alertando”, fala.
Mesmo assim, Uliano colocou o código, o suficiente para que seu Whatsapp fosse clonado. “Em menos de cinco minutos já tinham mandado mensagem para o meu filho em Curitiba pedindo dinheiro com a desculpa que tinha um boleto que tinha que pagar. Mas ele desconfiou devido à forma de conversar diferente. Como estou em poucos grupos, já fomos avisando que o Whatsapp tinha sido clonado”, salienta.
Até o momento, o aposentado não recuperou o Whatsapp, o que deve levar mais alguns dias ainda. “Daqui a sete dias que vão fazer a nova senha”, cita.
O gerente de Conteúdo, Gregório Silveira, ressalta que o objetivo dos grupos de Whatsapp é manter a população bem informada. “Sendo assim, o portal 4oito jamais pede dados pessoais aos participantes. Para receber as notícias basta se cadastrar sem fornecer nada em troca”, enfatiza.