Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Home office na quarentena: planejamento é a palavra de ordem (VÍDEO)

Professor da Unesc dá orientações para gestores e colaboradores em prol do bom rendimento do trabalho em casa

Por Redação Criciúma, SC, 27/03/2020 - 15:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O teletrabalho, ou home office, nunca foi tão comum em todo o mundo como nos dias de quarentena em prevenção à pandemia Covid-19. Como forma de dar continuidade aos trabalhos muitas empresas adotaram esta opção de atividade remota, o que, em Santa Catarina, se deu como determinação de decreto publicado pelo governo também como ação de combate ao vírus. A nova rotina pode ser desafiadora para quem nunca experimentou unir as atividades de trabalho com o espaço de casa, mas, para ajudar nessa tarefa, o professor da Unesc Thiago Francisco traz algumas orientações.

A principal necessidade para que os resultados sejam obtidos mesmo com a equipe trabalhando de forma separada, conforme o professor, é o planejamento das atividades. Essa função, para Thiago, deve ser realizada em conjunto com a equipe sob comando de sua liderança. “Quanto mais alinhados do ponto de vista comportamental e do ponto de vista da personalidade forem os profissionais que fazem parte da equipe, melhor será a comunicação e mais claras serão as entregas”, destaca.

Neste cenário outro fator é apontado como decisivo para o aproveitamento do trabalho da equipe: a comunicação. “Para isso o gestor também tem fundamental importância. Precisa coordenar o planejamento para que as atividades sejam muito bem definidas e, assim, as entregas aconteçam da maneira esperada e os critérios para isso fiquem claros”, completa o professor.

Entre as vantagens e desvantagens de trabalhar no espaço doméstico uma das questões apontadas pelos trabalhadores é a quantidade de distrações presentes em casa, seja por atividades a fazer, a presença de filhos ou outros familiares, entre outras. Nesse sentido, conforme Thiago, a saída é organizar a rotina. “Isso depende de um bom planejamento, de uma organização de agenda com aquilo que é preciso entregar. É importante que o funcionário, empreendedor ou empresário assuma uma rotina muito semelhante ao dia a dia de trabalho no que se refere aos horários. Isso vai fazer com que a rotina fique organizada e o trabalho seja produtivo”, completa.

Confira o vídeo completo produzido pela Unesc TV sobre a temática de home office:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito