O Hospital Regional de Araranguá deverá abrir mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes adultos com Covid-19. Ainda nesta quinta-feira, 11, o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, visitou o hospital para tratar sobre a possibilidade de expansão dos leitos.
“Essa visita foi para conhecer a estrutura de possíveis 20 leitos a mais. Claro que também compete com a contratação de RH, capacidade de medicações e insumos disponíveis. Existem outros fatores que a gente precisa acelerar, mas o primeiro passo já foi dado, que é validar a estrutura e ver se realmente existe essa capacidade de receber mais pacientes”, destacou o diretor do Hospital de Araranguá, Eduardo Ali.
Segundo Eduardo, os 20 leitos não deverão ser abertos todos de uma única vez. A ideia é de que aguarde a chegada dos equipamentos e de novos profissionais para abrir mais 10 leitos de UTI e, logo depois, ampliar para 20.
A grande dificuldade, no entanto, segue sendo a quantidade de profissionais disponíveis para trabalharem nas Unidades de Terapia Intensiva. Desde o primeiro grande pico da Covid-19 no ano passado, hospitais de todo o país encaram esse problema.
“Essa sempre será uma luta por vez. Vamos receber os equipamentos e seguimos na busca ativa de profissionais. Reconhecemos a dificuldade referente a RH, dificuldade a nível nacional, mas vamos à luta, correr atrás para conseguir esses profissionais”, pontuou.