O que antes poderia ser descartado como lixo, agora se transforma em solidariedade, carinho e esperança. A Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) recebeu do Hospital São José aproximadamente 300 quilos de retalhos de tecidos. O material, acumulado ao longo de seis meses, é resultado de sobras da confecção de uniformes usados internamente pela equipe hospitalar.
A doação beneficia diretamente o trabalho realizado pela Afabess e pelo grupo de apoio voluntário, que realiza o reaproveitamento desses tecidos na confecção de estopas. O material produzido é vendido e o valor arrecadado é revertido para a compra de itens de enxoval de bebê, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
"Cada retalho que chega até nós carrega uma nova chance de ajudar alguém. Com a venda das estopas, conseguimos adquirir itens essenciais para os recém-nascidos de famílias que mais precisam", afirmou a diretora executiva da Afabess, Ana Leila Marangoni.
A assistente de Meio Ambiente do setor de Qualidade do HSJosé, Franciani Sandrini Angulski, destacou que a entrega demonstra o compromisso do hospital com a sustentabilidade e com a responsabilidade social. "Esses materiais agora terão um novo propósito, beneficiando diversas famílias. O lixo têxtil pode conter uma variedade de substâncias prejudiciais ao meio ambiente quando descartadas inadequadamente", concluiu