A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação 'Garau' que apura contra fraudes em licitações relacionadas à Prefeitura de Içara na manhã desta quinta-feira (1°). O alvo das investigações são endereços públicos e privados, como a Câmara de Vereadores do município, onde foram apreendidos documentos e mídias digitais. Pelo menos 11 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
Na ação anticorrupção, o objetivo é verificar documentos falsos e associação criminosa relacionada a licitações de obras públicas. Entre os suspeitos, está um vereador. As investigações começaram em fevereiro e indicam que uma empresa obteve atestados de capacidade técnica de obras inexistentes, mas que seriam veiculadas ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) do município.
A operação envolveu a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), além de contar com o apoio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Delegacia de Crimes Fazendários e das delegacias de Criciúma e Içara.
O delegado da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (DEIC), da Polícia Civil, João Westphal, explicou a operação em um vídeo. Assista: