A obra do Centro Multiprofissional de Atendimento Especializado de Içara está em fase de conclusão e deve ser inaugurada no primeiro bimestre de 2023. O espaço, pensado pelo Governo de Içara, por meio da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, tem por objetivo oferecer às crianças da rede municipal e estadual de ensino de Içara atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia. A estrutura está localizada na antiga sede da Secretaria de Educação (rua João Menegaro/Primeiro de Maio).
O Centro Multiprofissional, no valor de mais de R$ 1 milhão de reais, foi viabilizado por meio de emenda parlamentar dos deputados Júlio Garcia (Estadual) e Ricardo Guidi (Federal). "Não é só um prédio, o atendimento que será realizado ali é capaz de mudar a vida de uma criança. Não adianta nossos índices econômicos serem bons se não fizermos diferença na vida dos nossos pequenos. Cada mãe e cada pai sabe da dificuldade que é precisar de um atendimento especializado e não ter condições. Por isso resolvemos atender não só os alunos da rede municipal de ensino, mas também a rede estadual. Nosso agradecimento especial aos deputados por esse olhar diferenciado para a educação", agradeceu a prefeita Dalvania Cardoso.
O prédio também terá um espaço para formação de professores com um laboratório de aprendizagem contendo equipamentos para confeccionar jogos pedagógicos e materiais didáticos especializados, dentre outras salas de atendimento, cozinha e banheiros. "Ja realizamos um bom trabalho com estudantes da rede municipal e o diagnóstico tem sido feito cada vez mais cedo. Isto nos permite perceber que tem se ampliado muito o número de crianças com deficiência. A concretização espaço adequado às necessidades é a realização de um sonho para a Secretaria de Educação que tem tido compromisso com a oferta de educação de qualidade e, entre seus objetivos prioritários está a redução das desigualdades. Afirmo diariamente que de ação em ação qualifica-se a educação" e essa é mais uma ação de fundamental importância ressaltou a secretária de educação, ciência e tecnologia Rose Reynaud Mayr.
O atendimento educacional especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.