Na manhã desta segunda-feira (22), a Fundação Municipal de Esportes (FME) abriu oficialmente a 40ª edição dos Jogos Escolares de Içara (Joesi). Até a próxima terça-feira (30) alunos de 12 a 14 anos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade competirão em cinco modalidades no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, o Módulo Esportivo.
De acordo com Paulo César Crecencio, presidente da FME de Içara, mais de 1.000 estudantes foram inscritos nas competições. As escolas campeãs se classificarão para a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). "O Joesi é uma tradição em nossa cidade, trazendo boas memórias a todos que já participaram. Esperamos que sejam dias de muita competição sadia e diversão entre todos os participantes", afirma.
O professor Ricardo Cúrcio, da Escola Maria Arlete, foi o responsável por acender a pira olímpica. A cerimônia de abertura contou com a presença da fanfarra da Escola Tranquilo Pizzetti, de 180 alunos içarenses, professores e autoridades municipais.
"Eu joguei o Joesi quando tinha 12 anos, no handebol, representando a escola Melchiades Bonifacio Espindola. O esporte é lindo porque nos dá lições. Ele nos ajuda a manter a saúde do corpo e da mente, cria um espírito de equipe, hierarquia, e nos ensina a ganhar e a perder desde cedo", observa a prefeita Dalvania Cardoso.
Os competidores serão premiados por categorias com troféu e medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar, além de um troféu de campeão geral ao fim da competição para a melhor escola. As modalidades são atletismo, handebol, futsal, vôlei e basquete.