Içara pretende iniciar 2019 com um passo importante na atração de novas empresas. Para isso, lança novamente licitação para contratação de empresa de engenharia para estruturar o Loteamento Empresarial Luiz Henrique da Silveira, nas proximidades da BR-101, na localidade de Esperança. A intenção é que 35 lotes sejam um atrativo a mais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido, explica que após duas tentativas de licitações que terminaram desertas, os últimos meses foram dedicados a buscar investidores, mostrando o potencial econômico da área. Agora, com pelo menos um interessado, um novo processo licitatório foi chamado e com expectativa de abertura de propostas em 30 de janeiro de 2019.
A empresa vencedora da licitação será a responsável por toda a estrutura do local como pavimentações e drenagens. “Vencerá o processo licitatório quem oferecer o maior número de lotes para a Administração Municipal”, relata Brígido.
Os terrenos medem de 1.500 metros quadrados a 2.100 metros quadrados totalizando 35 unidades. A comercialização ficará a cargo da empresa vencedora e da Administração Municipal.
A 700 metros da BR-101
O secretário de Içara entende que desta forma, o município sai na frente na busca por novos investimentos. “Essa área industrial está a 700 metros da BR-101”, lembra Brígido. Outra aposta é que investidores terão acesso a lotes menores, já que a maioria das áreas que estão localizadas às margens da rodovia federal são de grandes áreas.
Com a perspectiva de melhoria na economia do país, também se acredita que as áreas serão comercializadas com mais facilidade.
As tentativas de industrializar a área em questão não vem de agora. Chegou a ser destinada à italiana Cimolai, que depois de judicializações e a crise econômica brasileira desistiu de sua instalação. “O terreno voltou para a Prefeitura e ao invés de destinar a um empreendimento só, vamos dividir em 35 lotes”, observou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
TIS no fim de 2019
No terreno ao lado do Loteamento Industrial Luiz Henrique da Silveira fica ao lado de um outro local importante para o desenvolvimento de Içara. O Terminal Intermodal Sul (TIS). A expectativa é que ao fim de 2019 o projeto possa finalmente sair do papel.
Em agosto de 2019 os investidores terão que mostrar para o Município que as etapas estão sendo cumpridas. Caso isso não ocorra, o terreno poderá voltar para a Prefeitura.