Içara teve um substancial salto no número de casos confirmados de Covid-19. O prefeito Murialdo Gastaldon vinha alertando para que isso ocorreria, faltando apenas a confirmação dos resultados pelo Lacen.
"Na parte de confirmação de contaminação, a surpresa infelizmente é negativa", anunciou Murialdo há pouco, em pronunciamento transmitido via redes sociais. "Os números de hoje são um pouco diferentes do que vínhamos anunciando", confirmou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos. Içara, que tinha até os relatórios de ontem apenas um caso de contaminação por coronavírus confirmado, saltou agora para oito diagnósticos positivos.
"Confirmando mais sete, no total Içara apresentou oito casos confirmados dos testes colhidos", reforçou a secretária. Içara tem ainda cinco casos suspeitos, 17 descartados, 50 altas de monitoramento e 49 pacientes monitorados, em isolamento domiciliar. "Estamos superando as dificuldades, o isolamento está dando certo aqui em Içara. Mas se as coisas aqui na cidade estão relativamente bem, é por conta da colaboração de todos, obedecendo aquilo que está estabelecido em cada protocolo da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde. É esse o caminho", destacou o prefeito.
No Hospital São Donato não há mais pacientes internados com Covid-19. "Hoje dentre as consultas feitas na triagem no hospital nós tivemos uma solicitação de coleta de exame. O hospital hoje não tem paciente internado com Covid-19, no fim de semana houve o óbito daquele paciente de uma cidade vizinha", informou o diretor administrativo do HSD, Julio de Luca, referindo o caso de Aislan Crozetta Corrêa, 32 anos, de São Ludgero, falecido no sábado em Içara. "Saiu um áudio com alguns comentários diferentes sobre a causa da morte dele. Queremos aqui desmentir, foi confirmada a morte por Covid-19", salientou.