A Prefeitura de Içara zerou a fila de espera pelo exame de tomografia na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde entregou 326 autorizações na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti.
Na ocasião, o Município também confirmou a realização de 60 colonoscopias para pacientes içarenses. O projeto Zera Fila foi instituído em 2021 para reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos. Mais de 14 mil exames já foram feitos desde então.
"Os pacientes já saem da Prefeitura com local e data definidos, criando uma rota única. É um projeto que reafirma o nosso compromisso em garantir atendimento ágil e de qualidade a todos os cidadãos, porque saúde é a nossa prioridade", afirma a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Gustavo de Jesus, os exames são essenciais para a detecção de diversas doenças. "A tomografia é um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido", explica.
"Já a colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. É recomendada para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal", completa o secretário.