Durante a reunião que aconteceu entre às 8h e às 10h15 da manhã desta quinta-feira (11), na sede da ADR de Laguna, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) e o Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) entraram em acordo.
“Foi uma boa reunião. Inicialmente o Sindisaúde reivindicava a contratação de 384 funcionários, sem contar médicos e administrativo. O Ideas queria 355, mas decidiu aumentar para 360, por entender que é o suficiente para o funcionamento do hospital. O Ideas garantiu a estabilidade de emprego de seis meses e o piso salarial a nível do Hospital São José de Criciúma já que os salários da SPDM estavam de acordo com São Paulo. Quero destacar a importância da participação do secretário de Estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, nas negociações”, detalhou o secretário-executivo da ADR de Araranguá, Heriberto Schmidt.
Hoje acontece ainda uma assembleia do Sindisaúde, às 13h, de hoje para discutir a proposta. A intenção é que a partir daí o Instituto Ideas possa assumir a gestão do HRA. “Equipes já estão se preparando para contabilizar o que está faltando e a partir de amanhã devem começar a chegar os suprimentos”, explicou Schmidt.
Confira os principais pontos do acordo:
1) IDEAS contratará 360 trabalhadores, além de médicos e parte administrativa, chegando a 430 ou 440 contratados;
2) 6 meses de estabilidade para os contratados;
3) sem contratação de Pessoa Jurídica;
4) Rescisão do contrato atual será com a SPDM e Governo do Estado no pólo passivo;