Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (27) as obras de ampliação e reforma no Presídio Santa Augusta. A cerimônia contou com a da Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca. O governador, Raimundo Colombo (PSD) e o vice, Eduardo Moreira (PMDB), não compareceram.
“O que tinha antes era uma vergonha para os criciumenses e para os apenados. Foi necessário e urgente realizar essa reforma. Construímos salas de aula, consultório odontológico, melhoramos a sala de visitação. Praticamente criamos uma área nova”, afirmou Ada.
A obra teve investimentos de R$ 21.391.310,28, para 4,6 mil metros de área construída. A reforma segue os padrões exigidos pela Lei de Execuções Penais (LEP). A Secretária preferiu não comentar as investigações da Polícia Federal que envolvem o seu nome.
“É um presidio que passa e não da vergonha. Fica no centro da cidade. Estamos orgulhosos com essa reforma, com ela aumentamos 452 vagas, agora temos 712. Isso tudo sem nenhum problema com os apenados”, completou.
O local agora está equipado com scanner para alimentos e revista corporal. Além da reforma, dois drones, quatro notebooks, duas câmeras GoPro e 20 câmeras de inspeção foram entregues, com investimento de R$ 150 mil.