Com a finalidade de estimular novos projetos empreendedores contribuindo para o desenvolvimento de indústrias, comércios e administrações públicas, o Programa Inova Criciúma está com inscrições abertas para fortalecer, ainda mais, o empreendedorismo no município. O prazo de inscrição para o programa vai até o dia 15 de janeiro, sendo distribuídos até R$ 250 mil em recursos, procedentes do Fundo Municipal de Inovação, para um total de dez startups dos empreendedores participantes do programa.
A inscrição para o Inova Criciúma pode ser feita presencialmente no Paço Municipal Marcos Rovaris, no setor de Protocolo, das 8h às 17h, ou de forma online por meio do site inova.criciuma.sc.gov.br/. Já o prazo de execução dos projetos deverá ser de, no máximo, 12 meses, prorrogáveis por mais dois meses, mediante aprovação da Comissão para Seleção e Financiamento (CSM).
O programa foi criado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico em 2018 e tem como base a Lei de Inovação do Município nº 7.375, de 13 de dezembro de 2018, que estabelece políticas de incentivo à tecnologia e inovação e institui o Fundo Municipal de Inovação. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki, cada empreendedor poderá inscrever até três propostas com objetivos diferentes, e apenas um será contemplado.
"As dez startups beneficiadas receberão, cada uma, R$ 25 mil em recursos, equipamentos e mentorias para proporcionar o seu desenvolvimento no município. Desse modo, estimulando o desenvolvimento de projetos inovadores nos ramos de produtos e serviços, softwares e aplicativos, eficiência na gestão pública e eficiência na prestação de serviços à comunidade e ao cidadão", reforçou.
O diretor ainda ressalta que o desenvolvimento de novos projetos empreendedores aumentará, ainda mais, a geração de empregos e de renda na cidade. "Assim, fazendo Criciúma virar referência no desenvolvimento de startups e empresas focadas em base tecnológica, trazendo mais olhares de investimentos para fortalecer cada vez mais o mercado econômico em nosso município", frisou Potelecki.
Principais critérios de seleção
Conforme o diretor, a Comissão de Seleção e Monitoramento do programa é composta pelo Conselho Municipal de Inovação de Criciúma, sendo responsável por avaliarem as propostas de todos os investidores inscritos. O edital com todas as informações está publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) e os interessados poderão esclarecer as dúvidas por meio do e-mail [email protected].
"No período de seleção serão avaliados alguns critérios e habilidades. Como por exemplo, o potencial de resolução de problemas reais que impactem em questões de interesse da indústria, do comércio e da administração pública municipal. Viabilidade de uso da solução pelo poder público, se cabível. Viabilidade de desenvolvimento, implementação, comercialização e gestão da solução e a inovação da proposta inscrita", concluiu.