Santa Catarina é o segundo estado com a menor taxa de homicídio no Brasil. É o que aponta o Atlas de Violência 2018, divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A taxa do estado sulista é de 14,2, o que corresponde a 984 assassinatos. SC fica atrás apenas de São Paulo que tem a taxa de 10,9.
“Esse resultado reflete o trabalho que já vem sendo feito há muito tempo na segurança pública. Mesmo que em 2016 e 2017 foram anos atípicos do crescimento da criminalidade e nós ficamos abaixo da média internacional. Esse segundo lugar tem que ser bem analisado, porque São Paulo usa uma metodologia de contagem de alguns índices que não são as mesmas utilizadas pelos demais estados. Se tivesse utilizado a mesma metodologia de Santa Catarina, certamente estaríamos em primeiro lugar”, afirmou Alceu Pinto Júnior, secretário de Segurança Pública de SC.
O Atlas da Violência é elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública levando em consideração dados do Ministério da Saúde. A pesquisa divulgada nesta terça-feira compilou dados entre 2006 e 2016 para cada 100 mil habitantes.