O aumento no valor do IPTU de Jaguaruna é algo que vem causando dores de cabeças e indignações por parte de muitos dos moradores e veranistas que possuem imóveis no município. Apesar disso, o prefeito da cidade, Edenilson da Costa (MDB), diz que não há um aumento propriamente dito, mas sim um reajuste necessário há anos.
“Não houve aumento de IPTU, apenas um reajuste, um cadastro que fizemos através de uma licitação com a empresa que fez todo esse trabalho. É algo que temos que fazer, está dentro da lei da obrigatoriedade fiscal. Faz anos que este trabalho não é feito e, em alguns casos, as pessoas acham que houve um aumento, mas não é isso, foi simplesmente atualizado e corrigido”, afirmou.
Edenilson alega que a importância deste reajuste é justamente deixar mais igual o pagamento entre os moradores e, também, para que o município tenha recursos suficientes para fazer novos investimentos na cidade. O prefeito afirma também que a aplicação do reajuste está sendo feito em etapas, cuja primeira licitação diz respeito à Esplanada. “Temos que igualar algumas condições como, por exemplo um senhor com uma casa que paga R$ 600 enquanto o seu vizinho do lado, com o mesmo tipo de casa, acaba pagando R$ 200”, exemplificou o prefeito.
Além do calçamento em algumas ruas e da melhora no serviço de coleta de lixo, o município visa também melhorias nos balneários de Jaguaruna. Um dos investimentos que deve ser feito nos próximos meses, cujo reajuste do IPTU contribuirá para ser feito, é a construção de passarelas em praias do município, assim com a ligação das comunidades Copa 70, Balneário Janaína e Esplanada, através de calçamento.
“Com todo mundo pagando o justo, com certeza teremos uma receita maior e poderemos investir mais. Temos algumas ruas sim na Esplanada para ser arrumada, e já arrumamos várias também”, concluiu o prefeito.