Ele é considerado um dos melhores bateristas do país e também escreve livros. João Barone faz parte de Os Paralamas do Sucesso desde o lançamento de seu primeiro álbum, embora tenha entrado quase que por acaso no grupo, já que o antigo baterista faltou a um show.
O amor pela música começou cedo, logo aos nove anos, inspirado em seu irmão, João Guilherme, que já tocava o instrumento. Depois passou a fazer aulas de violão e se aperfeiçoou ainda mais. Barone estudava no Rio de Janeiro quando o Paralamas fez um show na cidade, o baterista Vital Dias faltou, e ele ficou com a função.
Fora da banda, Barone já gravou com diversos artistas, incluindo Rita Lee, Arnaldo Antunes, Lenine, Titãs e Zé Ramalho, entre outros. Esses projetos paralelos acontecem desde 1985, ainda no começo do grupo. Segundo Herbert Vianna, Barone possui “as baquetas mais velozes da América Latina”.
Barone é filho de pracinha, que esteve na Segunda Guerra Mundial, representando a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Desta forma, passou a estudar o assunto, possuindo inclusive um jipe utilizado no conflito. Também lançou dois livros sobre o tema, “A Minha Segunda Guerra”, de 2009 e “1942 - O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida”.
SHOW EM CRICIÚMA
Barone e Os Paralamas do Sucesso se apresentam em Criciúma no dia 10 de agosto, em show no AM Master Hall, a partir das 21h. O espetáculo comemorará os 25 anos da Farben Tintas e tem a qualidade da organização Som Maior. Os ingressos estão à venda pelo Blueticket e na Geração Hyundai Criciúma.