Cantinas, churrascarias, pizzarias, hamburguerias... Estes e outros tipos de estabelecimentos compõem a Via Gastronômica da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Presidida pelo empresário Joster Fávero, a nova diretoria pretende fortalecer o segmento na cidade, através do incentivo às casas ligadas à Via, além de torná-la de utilidade pública.
No total, são mais de mil estabelecimentos gastronômicos registrados na Junta Comercial, gerando uma média de 6 mil empregos diretos e uma projeção de 21 mil indiretos. “O ano 2021 se apresenta como muito desafiador, se não mais que 2020. Há poucos dias fechamos o ano vivendo essa pandemia e o setor de gastronomia foi fortemente afetado. A partir disso, as medidas e ações para que a gente possa dar resposta a isso tem que ser ainda mais forte”, afirmou o presidente da Via em entrevista à Rádio Som Maior nesta terça-feira (23).
Ao lado de Joster, compondo a nova diretoria, estão: Marcelo Ribeiro da Costa (tesoureiro), Miguel Angelo Mastella (secretário), Guilherme Farias (diretor de Marketing e Eventos) e Leandro Vettorazzi (diretor comercial).
Novidade
Joster também adiantou que, nos próximos dias, já terão novidades. “Nós estamos lançando, daqui uns 30 dias, o mapa gastronômico de Criciúma. Este mapa vai colocar todos os estabelecimentos que fazem parte da Via, como pontos turísticos, QR codes para baixar cardápios, bem como a história da casa e dos pontos turísticos”, revelou.
Segundo ele, o material ficará disponível em hotéis, empresas e pontos turísticos, para que os turistas possam descobrir a gastronomia criciumense.