Trajes típicos expostos na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e manifestações artísticas apresentadas em eventos também na sede da entidade celebram os povos que colonizaram Criciúma. Nova iniciativa do Projeto Cultura Acic, a exposição Legado da Imigração: Canto e Dança foi aberta nessa quinta-feira, 25, evidenciando as etnias italiana e polonesa.
O Grupo Folclórico Italiano Valsugana foi o primeiro a subir ao palco, para a execução de seis coreografias, com a participação de adultos, adolescentes, crianças e também da plateia. A seguir, o Eco di Venessia igualmente envolveu o público, ao interpretar músicas conhecidas, como La Bella Polenta e Mérica, Mérica.
Canções populares e uma obra sacra em reverência à Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia, compuseram o repertório escolhido pelo Coral Polonês Orzel Bialy para a noite de homenagens. Encerrando as apresentações, o Grupo Folclórico Polonês Orzel Bialy trouxe duas coreografias vibrantes, que motivaram aplausos entusiasmados da plateia.
O evento contou ainda com a exibição de vídeos sobre a história da imigração de italianos e poloneses para o Sul do Estado. "O Cultura Acic presta uma justa homenagem aos imigrantes que tanto contribuíram para o crescimento de nossa região e de todo o Estado de Santa Catarina. Futuramente serão homenageadas as demais etnias", ressalta o mentor do Projeto Cultura Acic, Benito Gorini Borges.
"Estamos muito felizes em observar esse espetáculo. A Acic apoia a cultura há muitos anos e vai continuar apoiando, pois entendemos ser de fundamental importância para o desenvolvimento da região", enaltece o presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette.