"A leitura é tão rica que muitos filmes e produções artísticas foram inspirados em obras literárias". A reflexão é da Grazieli Rosso, proprietária da Livraria Ponto e Vírgula, localizada no primeiro andar do Shopping Della.
No Dia Mundial do Livro, comemorado no domingo (23/04), ela ressalta a importância da prática como uma fonte inesgotável de conhecimento, cultura e informação.
"É, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes para adquirir conhecimento. Além de contribuir para uma melhor escrita e comunicação, a leitura permite desenvolver um vocabulário mais amplo e sofisticado", enfatiza.
Grazieli reforça que ler não é apenas um passatempo ou hobby, mas sim uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional. "Por meio disso, é possível adquirir novas habilidades, aprimorar o pensamento crítico e a compreensão do mundo. Quando se descobre o prazer pela leitura, é difícil parar, pois é uma jornada sem fim", descreve.
Assim como Grazieli, a criadora de conteúdo literário Caroline Henrique de Jesus, enumera a importância dessa apreciação em sua vida, afirmando que isso é uma das suas paixões desde a infância. "Ler é algo libertador, inovador e terapêutico", relata a criciumense.
Caroline relembra com carinho muitas das obras que leu durante a infância e enfatiza que essa prática tem a capacidade de transportar o leitor para lugares e épocas distantes, proporcionando uma oportunidade única de conhecer outras culturas e perspectivas.
"Além disso, a leitura tem o poder de estimular a imaginação e a criatividade, permitindo que cada leitor crie seus próprios mundos a partir das palavras escritas", analisa ela, que chega a ler até oito livros por mês.
Entre as obras que Caroline adora estão a Saga de Harrry Potter de J.K. Rowling; O avesso da Pele de Jeferson Tenório; Um lugar bem longe daqui de Delia Owens; Recomeço de Luiz Felipe de Oliveira; o Cancioneiro de Fernando Pessoa; e Saga Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas. No momento, está lendo Edorin – O Coração do Marquês de Laura Assis; O Mercador de Frutas Podres de Everton Gullar; e Sombra e Ossos de Leigh Bardugo.
Livros mais lidos
A livraria do Shopping Della tem mais de três mil títulos e sete mil unidades. Entre as obras mais vendidas estão: Café Com Deus Pai, do autor Junior Rostirola; É Assim Que Acaba de Colleen Hoove; e As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera de Haemin Sunim.