Lenda do boxe nacional, José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), em São Paulo. Ele tinha 66 anos e lutava desde 2013 contra a encefalopatia traumática crônica, popularmente chamada de demência pugilística. A confirmação de sua morte foi feita pela esposa, Irani Pinheiro, durante uma entrevista ao canal de TV "Record".
Em 17 anos de carreira, Maguila teve 77 vitórias em 81 lutas, sendo 61 por nocaute. Seu primeiro título brasileiro foi conquistado em 1983, ao derrotar Waldemar Paulino no histórico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Em 1984, ele se tornou campeão sul-americano ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa. Ele defendeu o título por uma década. Dois anos depois, Maguila conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) e, em 1996, os títulos da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF).
Maguila foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial na categoria peso-pesado, ao derrotar Johnny Nelson em 1995 e assegurar o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), uma entidade de menor prestígio. Ele se aposentou dos ringues em 2000, encerrando sua carreira com uma luta contra Daniel Frank, onde foi nocauteado no dia 29 de fevereiro daquele ano.