Contra a altitude de 3,7 mil metros - onde o Criciúma jogou na Taça Libertadores de 1992 e ganhou por 2 a 1 -, o Flamengo venceu o San Jose por 1 a 0 no estádio Jesús Bermudez, em Oruro, interior da Bolívia, na noite desta terça-feira. Foi a primeira vez que o time carioca venceu fora de casa em estreia na principal competição continental de clubes.
Gabriel marcou o gol da vitória aos 14 minutos do segundo tempo. A primeira rodada do Grupo D será complementada na quinta-feira com LUD x Peñarol do Uruguai 'as 21h no estádio Casa Blanca em Quito, no Equador. O Flamengo terá, na sequência, três jogos em casa pela Libertadores. O primeiro deles será na semana que vem, dia 13, no Maracanã, contra a LDU.
Ainda nesta terça houve outra estreia brasileira. Pelo Grupo G, o Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Deportes Tolima no estádio Manuel Murillo Toro, em Tolima, na Colômbia. O gol foi de Banguero, aos 29 minutos do primeiro tempo. A rodada teve, ainda nesta terça, o empate em 0 a 0 entre Jorge Wilstermann, da Bolívia, e Boca Juniors. Na quinta-feira da semana que vem o Athletico recebe a visita do Jorge Wilstermann em Curitiba.
Quatro brasileiros entram em campo nesta quarta-feira. O Internacional joga no Chile às 19h15min abrindo o Grupo A contra o Palestino. No mesmo horário, Atlético Mineiro x Cerro Porteño do Paraguai se enfrentam no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Grupo E. O Palmeiras estreia no Grupo F às 21h30min em Barranquilla, na Colômbia, diante do Júnior. Esta chave começou nesta terça com o empate em 0 a 0 entre os peruanos do Melgar e os argentinos do San Lorenzo.
Ainda nesta quarta, o Grêmio encara o Rosário Central no estádio Gigante de Arroyito, às 21h30min. Nesta terça, abrindo o Grupo H, o Libertad goleou o Universidad Catolica do Chile, 4 a 1 no Paraguai. Na quinta-feira, o Cruzeiro vai jogar na Argentina contra o Huracan pelo Grupo B.