Tigre e Próspera entram em campo na noite desta quarta-feira, 31, às 21h30, após mais de 14 anos sem o clássico do carvão por uma competição oficial. O Criciúma precisa da vitória para sair da zona do rebaixamento no Catarinense, enquanto o Time da Raça quer ingressar no grupo dos oito classificados às quartas de final.
A última vez que as duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Catarinense foi em 4 de março de 2007. Na ocasião, no Mário Balsini, o Tigre venceu por 4 x 2. Neste ano, na sétima rodada do estadual, o Criciúma precisa de uma nova vitória para consolidar o trabalho de Hemerson Maria.
O técnico está com o cargo ameaçado, após sete jogos sem vencer - seis pelo Catarinense, sendo três empates e três derrotas, e um empate pela Copa do Brasil. Na segunda-feira, após reuniões, Hemerson Maria teve a permanência confirmada pela diretoria.
"O voto de confiança sempre veio do presidente e do Rampinelli, que sempre nos acompanha e sabe do dia a dia. A vitória demora para vir e quando isso acontece tem que ter espírito de luta. É difícil colocar a cabeça no travesseiro e dormir", disse Maria na coletiva pré-jogo.
Com três pontos, o Tigre é o 11º colocado, dois pontos atrás do Figueirense, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Para vencer o Próspera, Hemerson Maria cobra mais competência.
"Ter a performance, entrega e concentração e vencer o jogo. Precisamos urgentemente da vitória, a equipe está lutando e fazendo por merecer, mas falta a competência. Nossa intenção é entrar forte, respeitando o Próspera, mas buscando a vitória".
Hemerson Maria tem o retorno de Alemão, capitão do time que cumpriu suspensão na derrota contra o Joinville por 1 x 0. A dúvida é sobre a permanência de Philipe Maia no time, que pode fazer a função de lateral-direito. Na frente, a dúvida é se Dudu será utilizado pela primeira vez desde o começo. O time permanece em sigilo pela comissão técnica.
Do lado do Time da Raça, o técnico Paulo Baier está focado na vitória para distanciar-se da zona de rebaixamento. "Acredito que com mais duas vitórias a gente permanece (na Série A). Trabalhamos jogo a jogo, o próximo é sempre o mais decisivo. O ambiente está muito bom, nos comportamos muito bem no último jogo", disse Baier.
Com sete pontos, o Próspera é o nono colocado no Catarinense. Xaro e Gullithi são prováveis desfalques: Baiano e Lastra podem entrar na zaga e Diego Soares é a principal opção para a lateral-esquerda. Galiardo está suspenso, após ser expulso no empate em 1 x 1 contra o Avaí.
"Essa tensão de jogar com time maior cria uma expectativa a mais. A gente não pode piscar, senão toma gol, e isso motiva o atleta", completou o técnico. No meio-campo, segue a dúvida do começo da temporada: Leomir ou Jean Natal; os dois jogaram juntos em algumas ocasiões, mas apenas um deve estar em campo nesta quarta, ao lado de Jessé e Dudu no meio-campo.
O Time da Raça está empatado em pontos com Concórdia e Avaí. Se vencer o Tigre neste clássico municipal, pode saltar até a quinta colocação e abrir sete pontos para a zona de rebaixamento.
Ficha Técnica
Criciúma x Próspera, válido pela sétima rodada do Catarinense
Horário: 21h30
Local: estádio Heriberto Hülse
Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro
Criciúma: Gustavo; Léo (Philipe Maia), Alemão, Marcel Scalese e Hélder; Adenilson, Eduardo (Dudu), Mateus Anderson, Moacir e Pedrinho; Gabriel Silva. Técnico: Hemerson Maria.
Próspera: Roberto Volpato; Sueliton, Matheus Ernandes, Baiano (Lastra) e Diego Lopes; Jessé, Dudu e Jean Natal (Leomir); Gabriel, Danielzinho e Maicon Santana. Técnico: Paulo Baier.