Uma das cidades mais atingidas no Sul de Santa Catarina, Balneário Arroio do Silva segue contabilizando os estragos após o temporal do último sábado (4). Conforme a atualização mais recente, 305 famílias foram afetadas e estão cadastradas junto à Secretaria de Assistência Social. No domingo (5), o Município decretou situação de emergência.
De acordo com o prefeito Evandro Scaini, mais de duas mil telhas já foram entregues. "Até ontem, 83 famílias foram beneficiadas com lonas e telhas. Hoje, estamos finalizando a documentação para enviar para a Defesa Civil Estadual. Esses primeiros atendimentos foram feitos com recursos 100% municipais", informa.
Leia mais:
Agora, o Município aguarda a homologação do decreto pelo Estado para receber recursos. "A situação de emergência já habilita para que os munícipes tenham o direito de retirar o FGTS. Nós estamos em contato com a Caixa desde a tarde de ontem", explica. Serão beneficiados moradores de seis a sete ruas atingidas.
Os munícipes afetados pelo temporal podem procurar a Secretaria de Assistência Social, que fica ao lado do Cras, e fazer o cadastro até a próxima terça-feira (14).
Supercélula provocou vendaval em Balneário Arroio do Silva, diz Defesa Civil
Uma mistura de temporal com chuva intensa e fortes rajadas de vento atingiram o Litoral Sul catarinense na tarde de sábado. De acordo com a nota da Defesa Civil de Santa Catarina, o fenômeno foi provocado pela combinação de ar quente e úmido vindo da região amazônica.
Em Balneário Arroio do Silva, além de casas danificadas, foi registrada a queda de postes de energia. Desta forma, a equipe da meteorologia da DC/SC concluiu que uma supercélula - fenômeno que provoca rajadas de vento em torno de 100 quilômetros por hora - atingiu a região.