Com o objetivo de combater a violência nas escolas, mais duas instituições da rede estadual de ensino passaram a contar com a presença de um policial militar na Região Carbonífera (Amrec). As unidades ficam localizadas em Içara e em Urussanga, segundo a coordenadora regional de Educação, Ronisi Guimarães.
A primeira instituição da Amrec a contar com um profissional da reserva para atuar na segurança foi em Balneário Rincão, ainda no início de junho. A medida faz parte do projeto Escola Mais Segura, criado pelo Governo do Estado após a tragédia em Blumenau, em que uma creche foi alvo de um atentado e quatro crianças foram mortas.
"Estamos em conversa direto com o Batalhão da Polícia Militar. Nós tínhamos seis policiais em processo de seleção, três já foram alocados e, agora, estamos aguardando os outros virem. Feita a análise, poderemos colocá-los em mais escolas", detalha a coordenadora regional.
A análise das escolas que são beneficiadas com o projeto depende da situação de vulneralidade social em que a instituição está inserida, além da prioridade àquelas que ainda não têm vigilância humana. "À medida que mais policiais se apresentarem e mais profissionais vierem para esse trabalho, a gente vai conseguindo alocar em mais unidades", acrescenta Ronisi.