Mais um importante passo foi dado para concretizar o projeto de um novo equipamento turístico na Serra Catarinense, com investimentos privados.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a SC Participações e Parcerias (SCPar) anunciaram a abertura referente ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para receber estudos técnicos sobre a implantação de um complexo turístico na Serra do Rio do Rastro.
Além de um mirante, o local deverá contar com uma estrutura de apoio ao visitante, como lojas, estacionamentos e restaurantes. Para o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, este é um dos projetos prioritários para fomentar o turismo regional. “A Serra Catarinense, que é muito apreciada pelos turistas nos períodos mais frios, ganhará um equipamento junto a um dos principais atrativos da região, a Serra do Rio do Rastro. Com isso, a nossa expectativa é agregar ainda mais valor a esse patrimônio natural e incentivar o turismo o ano todo”, comenta Ferrari.
Conforme previsto no Chamamento Público 02/2021, e seguindo as premissas do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) da SCPar, o PMI deve trazer estudos de viabilidade técnica, operacional, econômica, financeira, ambiental e aspectos jurídicos para a estruturação do projeto de concessão do novo complexo turístico, localizado no município de Bom Jardim da Serra.
Desde 2019, a Santur e a SCPar etsão trabalham em parceria para deflagrar o procedimento de Manifestação de Interesse do mirante da Serra do Rio do Rastro, com vistas à estruturação do projeto de concessão ou de parceria público-privada (PPP), em que o governo vai receber os projetos sem custo aos cofres públicos.