Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Mais uma ressaca à vista no litoral catarinense

Fenômeno acontecerá entre terça e quarta-feira, sendo semelhante ao ocorrido na última sexta

Por Paulo Monteiro Balneário Rincão - SC, 06/04/2020 - 13:35 Atualizado em 06/04/2020 - 13:46
Foto: Paulo Amboni
Foto: Paulo Amboni

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais uma ressaca do mar está prevista para acontecer em todo o litoral catarinense entre terça, 7, e quarta-feira desta semana. O evento marítimo deve ser tão intenso quanto o ocorrido nesta última sexta-feira, podendo causar alagamentos nas vias públicas e danificando dunas e estruturas próximas das faixas de areia.

O crescimento da maré, que resulta na ressaca do mar no estado, é resultado de uma série de comportamentos meteorológicos e, até mesmo, astronômicos. “Hoje passa a frente fria e amanhã, o vento e a pressão atmosférica fazem com que o mar fique mais alterado, aumentando o risco de ressaca entre terça a noite e quarta de manhã”, pontuou o climatologista Márcio Sônego.

Na região, apesar das condições meteorológicas serem mais fracas do que a da última sexta-feira, a questão astronômica potencializa o crescimento das ondas - causando, então, a ressaca. “Há um ciclone extratropical bem no meio do oceano, longe daqui, mas que afeta todo o litoral. Agora como estamos chegando em fase de lua cheia, as ressacas costumam ser mais fortes e graves, ficando parecido com o que vimos na sexta”, disse Sônego.

Durante esses dias, a ressaca deve atingir municípios litorâneos Passo de Torres, Arroio do Silva, Balneário Rincão, Laguna, Imbituba e outros tantos de Santa Catarina, assim como cidades de outros estados brasileiros. Com o vento sendo mais forte em alto-mar e as ondas crescendo, não é recomendado pescar nesses próximos dias.

“O certo é não navegar entre amanhã, quarta-feira e até mesmo quinta-feira, por conta da força do mar. No caso, pescar em barcos ou até mesmo em plataformas ou desembarcados não é recomendável nesse período”, concluiu Sônego.
 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito