Luiz Henrique Mandetta não é mais ministro da Saúde. Ele anunciou a sua demissão que foi confirmada em reunião na tarde desta quinta-feira, 16, pelo presidente Jair Bolsonaro. Mandetta comunicou sua saída via redes sociais:
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país.
Mandetta deve se pronunciar em entrevista coletiva a qualquer momento. O médico oncologista Nelson Teich foi convidado pelo presidente e vai assumir como ministro da Saúde. Assista a entrevista clicando aqui:
Veja, no link abaixo, o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro:
Números
O Brasil já está com 30.425 casos confirmados de Covid-19, com 1.924 mortes até esta quinta-feira, 16, conforme dados do Ministério da Saúde. No ritmo diário de óbitos, a marca de duas mil deve ser alcançada nesta sexta-feira, 17. A taxa de letalidade segue em ascensão, agora em 6,3%. Houve um acréscimo de 2.105 diagnósticos positivos e de 118 óbitos. São Paulo segue à frente, com 853 mortes e mais de 11 mil casos.