A Marinha do Brasil realizou um alerta nesta segunda-feira, 27, para a possibilidade de uma nova ressaca do mar no sul catarinense. De acordo com a nota, a ressaca viria desde a cidade de Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até o município de Laguna, em Santa Catarina.
Dessa forma, a ressaca acabaria passando também por municípios litorâneos da região, como Arroio do Silva, Balneário Rincão e Balneário Gaivota, por exemplo. O aviso da Marinha prevê ondas que podem ir de dois até dois metros e meio de altura.
O climatologista Márcio Sônego destaca que o mar deve crescer nesta segunda no período de tarde e noite, mas não chega a dar ressaca. "Semana que vem tem uma frente fria passando no dia 5 e 6 de maio, juntamente com lua cheia. Aí sim pode complicar de novo", comentou, sobre a chance de uma ressaca na próxima semana.
Ressaca no início do mês
Ainda no início do mês, uma forte ressaca atingiu pelo menos seis municípios litorâneos do sul de Santa Catarina, em dois dias distintos. No Rincão, as águas invadiram as ruas e a orla do município, causando danos às dunas e também à passarela - que acabou sendo parcialmente destruída em alguns pontos. Na ocasião, as ondas passaram dos três metros de altura.