São Ludgero, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes e uma morte de Covid-19, tem denúncias de pessoas com suspeitas de coronavírus transitando normalmente pelas ruas. As acusações são recebidas pela prefeitura municipal, que monitora a situação e pode encaminhar os casos ao Ministério Público. Os relatos fizeram a comunicação da prefeitura emitir um alerta nas redes sociais para pedir conscientização às pessoas.
"Essas pessoas estão sendo monitoradas pela nossa equipe, elas têm que fazer sua parte. A gente vai fazer cumprir o artigo 268 e 330 do código penal, ali tem o regramento do que vai acontecer com a pessoa que não cumprir. Enquanto município, estamos fazendo a nossa parte, com uma equipe de três enfermeiras na vigilância epidemiológica fazendo o monitoramento, então a população tem que fazer a sua parte", disse a secretária de Saúde de São Ludgero, Nilva Schlickmann Pickler.
O município tem 16 casos monitorados de coronavírus. São oito casos confirmados do vírus em São Ludgero, um ainda em análise, sete descartados e uma pessoa recuperada.