Na busca por imunizar a população contra o novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, assinou carta de intenções para a aquisição de 20 mil doses da vacina Sputnik V. Como são necessárias duas doses, 10 mil fumacenses seriam vacinados seguindo o Plano de Vacinação.
O documento é endereçado à empresa distribuidora de medicamentos TMT Globalpharm LTD. Já o imunizante é produzido pela The Gamaleya Center e Russia Direct Investment Fund (RDIF). "Os atuais números da pandemia são graves e a vacina é o caminho para vencermos o coronavírus. Por não podermos esperar mais é que assinamos esta carta de intenções para a compra da Sputnik V. Independente do país que produz a vacina, se ela é comprovadamente eficaz e há a possibilidade de adquirirmos, nós não mediremos esforços para tê-las o quanto antes para imunizar a população", enfatiza o prefeito.
Incentivo
Todo o procedimento é incentivado e intermediado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). "Precisamos agilizar esta imunização e buscaremos os caminhos possíveis para isso. Não ficamos de braços cruzados em nenhum instante durante a pandemia e esta é mais uma ação na busca por proteger a nossa população", comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
A possibilidade de aquisição de vacinas contra a Covid-19 por municípios e estados foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês passado em decisão proferida em ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Os ministros autorizaram a compra caso o Governo Federal descumpra Plano Nacional de Vacinação ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de vacinas aprovados por agências reguladoras de outros países. "As pessoas seguem tomando os cuidados necessários e o Governo Municipal continua com ações constantes de combate à pandemia, mas precisamos das vacinas para superarmos este momento. Caso o Governo Federal autorize a aquisição da vacina, Morro da Fumaça está preparada para comprar as 20 mil doses", fala a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, não descartando a possibilidade de o Governo Municipal adquirir mais doses na sequência.
Até o momento, Morro da Fumaça aplicou em torno de 700 doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde.