A conquista do tão sonhado diploma foi celebrada na noite de terça-feira (20), pelos alunos que participaram da segunda edição da Escola Móvel do SENAI instalada em Morro da Fumaça. A parceria importante com a prefeitura do município garantiu a formação de 73 profissionais nos cursos de Eletricista Instalador Industrial, Programador e Operador de Torno CNC e Tecnologias Aplicadas na Indústria de Plástico.
“Os cursos que foram oferecidos não são aleatórios. Conversamos com o empresariado local e verificamos as maiores demandas profissionais do Município. Com a formação, temos pessoas mais qualificadas para as vagas de emprego do mercado de trabalho e moradores com maiores condições estruturantes. Dar melhores oportunidades é investir na qualidade de vida do povo fumacense. É um trabalho pensado no desenvolvimento econômico do Município, onde todos só têm a ganhar”, comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
A cidade é uma grande parceria do SENAI, especialmente no trabalho desenvolvido com a Escola Móvel. “Morro da Fumaça investe muito em educação profissional e está preocupada com a qualificação da comunidade para o desenvolvimento econômico do município. Sem educação, as pessoas e a indústria local não conseguem se desenvolver, por isso, a importância de investir em educação, para melhorar a vida das pessoas, mas também ajudar e apoiar as indústrias com o crescimento econômico”, aponta o coordenador de Educação Básica e profissional do SENAI Criciúma, Geovanes Barcelos Junior.
Morro da Fumaça foi o primeiro município de Santa Catarina que recebeu o projeto da Escola móvel no ano de 2021, foi o projeto piloto no estado. “Realizamos mais esta formatura e já fechamos uma nova parceria para 2023, no mesmo projeto da Escola Móvel. Conseguimos levar toda a nossa infraestrutura nas áreas técnicas, com as nossas unidades móveis para atender o município, aumentando assim, o conhecimento das pessoas que estão se desenvolvendo e garantindo cada vez mais uma capacitação técnica que hoje está faltando muito no mercado de trabalho”, aponta Geovanes.
Para o próximo ano, serão ofertados dois novos cursos, o de Manutenção Industrial e Automação.
“Estamos sempre trabalhando pelo desenvolvimento econômico do nosso Município. Atrair novos investidores para a cidade é fundamental para o fomento da economia, porém, para isso, é necessário ter mão de obra qualificada. A parceria com o Senai vem gerando frutos nesse sentido, abastecer as indústrias presentes, e, ainda, atrair novos empresários para investir em Morro da Fumaça. O balanço positivo do Caged na geração de empregos prova que o trabalho está sendo bem desenvolvido”, destaca o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.