Pela primeira vez em Criciúma, a Mostra de Dança Infantil A Noite É uma Criança reunirá escolas, academias, grupos e bailarinos nos dias 25 e 26 de novembro no Teatro Elias Angeloni. As inscrições já estão abertas, os participantes devem ter entre 3 e 14 anos e serão direcionados a três categorias: Baby (3 a 6 anos), Infantil (7 a 11 anos) e Infantojuvenil (12 a 14 anos).
A Mostra iniciou em 2002 em Florianópolis e foi expandida para cidades como Joinville, Chapecó, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS. Por essência, é voltada à família, aos pequenos artistas e aos coreógrafos, sempre de uma forma lúdica e fácil. De acordo com a diretora-geral, Lenise Pavan Gonzaga de Andrade, a vinda para Criciúma foi motivada pelo potencial que a cidade tem em relação à dança e devido a grande participação de escolas da cidade nas edições anteriores.
O foco são profissionais de dança de Criciúma e das cidades vizinhas, os Centros de Educação Infantil e colégios que tenham a modalidade. “É uma mostra que fomenta a dança ainda no universo infantil, por isso, ela se concentra em fortalecer a dança dentro das próprias comunidades", explica Lenise.
Entre os outros objetivos do evento estão a divulgação e incentivo da dança como forma de expressão; valorização e intercâmbio entre grupos ou bailarinos e o estímulo às formas inovadoras de pesquisa em dança. "A produção da Mostra é toda voltada aos que consideramos os pilares do fomento à dança: o bailarino, a família e o profissional da dança. Buscamos fortalecer esta conexão com ações que trazem uma boa experiência, além de servirmos de vitrine para o trabalho realizado pelos coreógrafos", reforça a diretora-geral.
A Mostra de Dança não possui caráter competitivo, é viabilizada por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, tendo como incentivadores as empresas Havan, ICRH/Tigre e Bistek Supermercados. Até o dia 02 de outubro as inscrições podem ser feitas com desconto, mas elas estarão abertas até 20 de outubro. Os valores e o regulamento podem ser acessados no site do evento (clicando aqui).