A comissão criada para elaborar o edital para a contratação de uma nova gestora dos cemitérios de Criciúma se reuniu ontem, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Durante o encontro foi apresentado um Termo de Referência, que é uma espécie de pré-edital, para ser analisado pelos integrantes da comissão.
“Todos os membros da comissão irão receber esse termo e talvez na próxima semana já seja realizada outra reunião para discutir o assunto e já lançar o edital em seguida”, comenta o líder de governo no Legislativo, Aldinei Potelecki (PRB).
Desde 1998 quem administra o serviço nos quatro maiores cemitérios da cidade é a Sociedade Matogrossense de Empreendimentos (Somatem), mas em outubro do ano passado o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) anunciou o rompimento amigável do contrato.
“Os representantes da Somatem estavam na reunião e se mostraram favoráveis ao rompimento, não apresentaram nenhum empecilho”, conta Potelecki.
Motivo das reclamações
A principal reclamação apresentada pelas famílias que sepultam seus entes nos cemitérios geridos pela Somatem é relacionada à obrigatoriedade de que todas as obras sejam feitas pela própria concessionária. Essa é a principal mudança que deve ser incluída no novo edital.
“Vamos ter o cuidado de que no próximo contrato seja permitido às famílias contratar serviços particulares para construir ou reformar as capelas. Atualmente, apenas a própria Somatem é quem presta o serviço”, comenta Potelecki.
Pelo contrato, a Somatem teria até 2024 para explorar o serviço em Criciúma. A empresa é responsável pelos cemitérios dos bairros São Luiz, Brasília, Sangão e Rio Maina.