A partir da próxima semana a Fundação Ambiental Municipal de Urussanga (FAMU) inicia o projeto de coleta de óleo de cozinha e lixo eletrônico.
O projeto visa conscientizar a população de Urussanga sobre a necessidade de descarte consciente de óleo doméstico. Prevê também o descarte de equipamentos eletrônicos inservíveis.
Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não é descartado em locais adequados.
A campanha se inicia no dia 05 e vai até 09 de abril.
Os munícipes que tiverem óleo de cozinha e lixo eletrônico poderão descartar na edificação do San Gennaro no Parque Municipal de Urussanga, nos seguintes horários: 08h às 11h30 e das 13h às 17h.
Materiais que podem ser Recolhidos:
- Óleo de cozinha ou óleo comestível: O óleo de cozinha é uma gordura vegetal, animal ou sintética;
- Lixo Eletrônico: Equipamentos eletrônicos descartados ou obsoletos, cujo o funcionamento depende do uso de corrente elétrica e podem ser divididos em quatro categorias:
- Linha Branca: refrigeradores, congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar, etc.;
- Linha Azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, aspiradores de pó, cafeteiras, etc.;
- Linha Marrom: monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras, etc.;
- Linha Verde: computadores, desktop e laptops, acessórios de informática, tablets, telefones, celulares, etc.