O município de Gravatal, na Região da Laguna (Amurel), há quatros anos, registra o aparecimento de escorpiões-amarelos. Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica realizou uma varredura de rotina para controlar a situação e confirmou a presença da espécie em uma residência no bairro Termas.
"É um escorpião venenoso, a picada deve pode levar à morte. A única forma de tratamento é o soroantiescorpiônico, que a gente tem disponibilizado no Hospital Conceição", afirma a responsável técnica da Vigilância Epidemiológica de Gravatal, Rafaela Zanelato Fernandes.
"Há quatro anos a gente faz esse trabalho de varredura e sempre encontramos a mesma espécie em duas localidades do município. Em 2019, tivemos um acidente com o animal peçonhento. Ele acabou atacando uma paciente nossa, mas ela sobreviveu, porque deu tempo dela chegar ao Hospital Conceição", afirma a responsável.
Os escorpiões-amarelos costumam se esconder embaixo de pedras, tijolos, telhas, galhos, troncos, ralos e galerias de esgoto. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Gravatal, essa espécie anda e caça à noite. É possível visualizar o animal utilizando lanterna de luz negra, porque ele fica na cor fluorescente.
Neste último registro, no bairro Termas, não houve acidente, mas anteriormente a proprietária da residência já tinha encontrado quatro animais peçonhentos da espécie. "Por isso, fomos fazer uma varredura de rotina. Organizamos uma equipe e fomos no período noturno, que é quando ele sai para caçar. Usamos lanternas específicas e procuramos dentro e fora da casa. Neste momento, nós encontramos, capturamos e vamos encaminhar à Regional para confirmar que é o amarelo", finaliza Rafaela.
Para prevenir o aparecimento do animal, ou mesmo, a sua picada, são recomendadas algumas ações:
• Instalação de telas tipo peneira em ralos na parte interna da casa (cozinha/banheiro) e ralos externos (tanques/caixa de esgoto);
• Instalação de sifões em pias, tanques e lavatórios;
• Vedação de frestas (rodapé das portas, caixa de luz/esgoto);
• Limpeza de quintal e terrenos baldios;
• Não acumular telhas, tijolos, madeira, pedras;
• Manter móveis afastados 10 cm das paredes;
• Não deixar roupa de cama próxima ao chão;
• Verificar roupas e calçados antes de vesti-los.