Uma dura realidade enfrentada por muitas mulheres é de ter que esperar para serem atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para reconstruir a mama. Por isso, cirurgiões plásticos de Criciúma, na quinta-feira (26), vão fazer um Mutirão de Reconstrução Mamária. A ação social vai atender a três mulheres que estão aguardando na fila. No Ponto a Ponto, o cirurgião plástico, Giorgio Bez Batti, falou sobre a ação.
“A princípio parece ser pouco três pacientes, mas estamos dando um pontapé para o projeto. Serão médicos de empresas privadas beneficiando pacientes do SUS, para isso conseguimos patrocínios e os anestesistas reduziram custos”, afirmou o cirurgião.
Durante o tratamento do câncer de mama, algumas mulheres necessitam retirar parte das mamas, ou até mesmo por completo. O Mutirão contará com a participação de Giorgio e outros cinco cirurgiões. “Nas condições atuais da saúde, fica difícil as pacientes serem assistidas. Daí surgiu a ideia. Realizaremos implantes gratuitos de silicone”, explicou.
A escolha das beneficiadas aconteceu através de uma lista do Hospital São José, com mulheres que se enquadravam nas características disponíveis. “A gente está plantando uma semente. Quando você acorda deve ter em mente o que você pode fazer para melhorar o mundo”, analisou Giorgio.