O Banco do Brasil está orientando aposentados e pensionistas a não se deslocarem até as agências para realizar o saque de benefícios do INSS, que começam a ser disponibilizados na próxima segunda-feira, 30. A ideia da ação é evitar aglomerações dentro e fora das agências, como modo de prevenção ao coronavírus.
Os beneficiários não precisam se deslocar até as agências para receberem, podendo utilizar o próprio cartão de benefício do INSS para realizar suas compras, no débito, em qualquer estabelecimento. “Queremos passar essa orientação de que as pessoas não precisam vir a agência, ainda mais os idosos que fazem parte do grupo de risco do coronavírus”, comentou o gerente geral da agência de Criciúma do Banco do Brasil, Valdir Neumann.
Para aqueles que não possuem o cartão de beneficiário, devem então ir às agências, onde receberão atendimento prioritário, atendendo à todas as orientações de segurança do Ministério da Saúde.“Historicamente quando começa o pagamento do benefício a pessoas mais idosas vem logo cedo no banco e ficam aguardando a abertura, ficando aglomerados dentro do banco ou em filas na porta”, pontuou Valdir.
Na própria calçada de acesso da agência, assim como em sua entrada, há adesivos que indicam a distância de dois metros entre um cliente e outro, juntamente com um texto que orienta as pessoas a evitarem o aglomeramento. A ideia é que cada pessoa que adentrar na agência, ou esperar do lado de fora, fique em cima do informativo, mantendo uma certa distância do próximo.
Prova de Vida
A prova de vida, realizada todos os anos por aqueles que são aposentados ou pensionistas, também foi adiada para mais 120 dias, com o mesmo objetivo de evitar aglomerações em tempos de coronavírus. A prova é realizada anualmente para que o beneficiário comprove a sua validade e, então, receba o INSS.