Presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e sócio fundador da Betha Sistemas, César Smielevski veio para Criciúma com 22 anos, e no Programa do Avesso, na Som Maior FM, falou sobre empreendedorismo e futuro.
“Quando você dá o melhor de si é fácil tocar um negócio. Quanto maior a empresa, melhor é, o pessoal se engana quanto a isso. Não existe receita de bolo. A vida não é uma fórmula matemática. É preciso ter confiança”, afirmou.
O empresário acredita que é fundamental compreender o modo que as outras pessoas pensam. Segundo Smielevski, as pessoas daqui só pensam em si. “A lava jato é um momento para que o país se olhe no espelho. O grande problema dos brasileiros é não ter o coletivo de cidadania na cabeça”.
Acredita que as pessoas devem entender sobre impostos, para que possam cobrar dos políticos. Para atingir o sucesso é necessário ter sonhos e acreditar neles, assim como ter disposição para o trabalho. “Ninguém nasce predestinado, pode ser qualquer coisa na vida”.
Durante a entrevista falou sobre ética, ação fundamental na Acic. E também sobre as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “No Brasil ser empresário tá muito difícil, essa é a verdade. Tá se contando muita mentira sobre a flexibilidade da CLT”, destacou.
Com a evolução da internet, assistir filmes ou acompanhar a programação da televisão não é feito apenas pelo aparelho tradicional, César acredita que essas mudanças se solidificarão em breve. “Hoje tudo se pega através da internet”, finalizou Smielevski.