Conforme estimativa da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com base na distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 aos 295 municípios catarinenses, 45,5 mil pessoas ainda não receberam a segunda dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, dentro do intervalo recomendado que é de, no máximo, 28 dias.
Considerando que essa situação pode estar relacionada ao registro das informações, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) orienta às equipes regionais e municipais sobre a necessidade de manter o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) atualizado. Além disso, é necessário realizar a busca ativa das pessoas que não compareceram para o recebimento da segunda dose.
No caso da vacina Astrazeneca, como a primeira remessa recebida pelo estado foi no dia 24 de janeiro, as pessoas que tomaram a primeira dose desta vacina ainda estão dentro do intervalo recomendado para a aplicação da segunda dose, tendo em vista que o intervalo é de 3 meses entre a primeira e a segunda dose.
É importante reforçar que ambas as vacinas necessitam de duas doses para uma proteção contra a doença. Assim, é fundamental que as pessoas que já receberam a primeira dose estejam atentas a data agendada para o recebimento da segunda dose.