Uma vida dedicada à causa social. É assim que é possível descrever a trajetória de Shirlei Monteiro, diretora executiva da Associação Beneficente Abadeus, em Criciúma. Ela foi a entrevistada deste sábado (26) no Nomes & Marcas, da Rádio Som Maior.
Abaixo, confira a entrevista na íntegra:
Por conta de uma conexão tão forte com a entidade, a profissional é frequentemente chamada como ‘Shirlei da Abadeus’, quase como um sobrenome. Esta relação começou a ser desenhada há 33 anos, por incentivo do marido Gerson Monteiro que, à época, foi convidado para presidir a instituição.
“Ele ficava preso até nove, dez horas da noite. O banco [onde Gerson trabalhava], depois de um tempo mudou e reduziu horário, mas sempre o dia inteiro. Então, ele dizia assim ‘bom, não tenho como sair daqui, mas você vai fazer para mim’. Ali começou o meu batismo na área social”, relembra Shirlei.
Há mais de 60 anos, a Abadeus busca transformar o futuro de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, Shirlei foi a idealizadora de um projeto pioneiro na entidade, o ‘Parceiros do Amanhã’, com o objetivo de impactar a comunidade e trabalhar a profissionalização dos jovens.
“Quando eu fiz o meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] de Serviço Social, eu estava me formando e o meu projeto virou o carro chefe da Abadeus e foi aprovado no primeiro Festival Nacional da Petrobrás”, conta.